O que fazemos

A Negócios Comunitários é uma empresa de Consultoria Estratégica para iniciativas comunitárias de geração de renda e de implementação da gestão territorial e ambiental. Facilitadora de construções coletivas e de impacto social, se dedica à estruturação de empreendimentos indígenas e de turismo de base comunitária, para o desenvolvimento local, a proteção dos territórios e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Nossos Objetivos

CONHECIMENTO

  • Compartilhar arranjos e acordos de governança e gestão comunitária experimentados
  • Divulgar desafios, soluções e modelos construídos em diferentes territórios e contextos
  • Democratizar informações sobre iniciativas de turismo e outros serviços/produtos comunitários

MEDIAÇÃO

  • Conectar comunidades, iniciativas e territórios
  • Preparar empresas para parcerias e negócios comunitários
  • Estimular redes e parcerias para fortalecer a cadeia do turismo comunitário

PROCESSOS

  • Criar espaços e formatos de discussão adequados à informação e consulta dos povos
  • Promover o protagonismo comunitário e modelos participativos de gestão
  • Desenvolver capacidades e arranjos para o exercício da autonomia

Nossa Metodologia

Durante nosso trabalho utilizamos de alguns passos e processos que são essenciais na condução do projeto para garantir a construção de Arranjos de Negócios Comunitários.

Essa metodologia é baseada em 5 pilares:

  • Consulta e Protagonismo
  • Governança e Autonomia
  • Repartição de Benefícios
  • Investimentos Coletivos
  • Impactos na Gestão Territorial

Clique nas setas da imagem ao lado para saber mais sobre cada um deles.
Promover espaços adequados para a consulta com informação de qualidade, compreensível e preparada colaborativamente com as associações e lideranças proponentes que estarão à frente da discussão
Contribuir para a construção de modelos de negócio que garantam uma gestão comunitária autônoma, com acordos, responsabilidades, espaços e recursos definidos para promover o monitoramento e a decisão coletiva
Estimular a elaboração de orçamentos e planos de negócio que contemplem as expectativas de participação de jovens e mulheres, de inclusão das famílias e comunidades de acordo com as formas próprias de organização do povo e de uso do território
Compreender os desafios de gestão e proteção territorial e os investimentos coletivos prioritários que podem ser garantidos por meio da própria atividade ou dos resultados do negócio comunitário
Os resultados esperados na mudança da qualidade de vida e sustentabilidade dentro do território podem estar definidos nos planos de gestão ou manejo dos territórios e devem ser usados como diretrizes para orientar o processo de construção do empreendimento comunitário.

Nossa Equipe

Camila Barra

IDEALIZADORA
Mestre em Antropologia Social pela Unicamp, é especialista em promover parcerias e arranjos para o bem viver. Baiana, filha de cariocas e avós mineiros, tornou-se Consultora para negócios comunitários a partir de uma relação de reciprocidade com os povos da floresta. Atua na Amazônia desde 2008, em parceria com organizações indígenas, ribeirinhas e indigenistas, e em diálogo com gestores públicos e o setor privado no desenvolvimento de ações estratégicas para o ordenamento territorial e desenvolvimento local. Desde 2013 dedica-se à estruturação de iniciativas de turismo indígena a partir de modelos de negócio alinhados com os objetivos da gestão territorial e ambiental, e promover a conexão e engajamento dos visitantes com a proteção dos territórios.

Thaissa Sobreiro

CONSULTORA
Thaissa Sobreiro é consultora independente, com 20 anos de experiência trabalhando com projetos comunitários de gestão territorial, pesquisas sobre uso de recursos naturais e territorialidade por populações tradicionais e direitos dos povos indígenas. Atuou como assessora do Instituto Socioambiental (ISA) no Programa Rio Negro entre 2016 e 2019. É doutora em Ecologia Interdisciplinar/ Conservação e Desenvolvimento Tropical (Universidade da Flórida, EUA), especialista em Manejo Colaborativo de Sistemas Socioecológicos Complexos da Amazônia Brasileira (Universidade do Estado de Mato Grosso) e mestre em Ecologia de Água Doce e Pesca (Instituto de Pesquisas da Amazônia). Atuou nas iniciativas do Território Wayamu e nas TIs Jurubaxi-Téa e Uneuixi.

Camila Franco

CONSULTORA
É mestre em Geografia, Gestão Ambiental e Geoprocessamento pela Universidade Federal de Uberlândia e bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como responsável técnica em diagnósticos socioambientais nas consultorias Tetra+ e Ekos Planejamento Ambiental e como analista GIS na Bayer e no Instituto Socioambiental. Atualmente desenvolve projetos que fomentam a a melhoria das práticas ASG do mercado. Atuou na iniciativa do Território Wayamu.

Nossos serviços

Mediação e facilitação
de processos

Diagnóstico participativo

Planejamento Estratégico

Articulação de Parcerias

Formação e Apoio para Elaboração de Planos de Gestão Territorial e de Visitação

Construção de Arranjos e Modelos de Gestão Comunitária